IPS G16 DC

Fonte de alimentação DC para OLT G16

Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras.

A fonte de alimentação DC/DC Intelbras modelo IPS G16 DC possui ampla faixa de tensão de entrada, de40 VDC a 60 VDC, a entrada possui proteção contra sobretensão, subtensão, sobrecorrente e inversão de polaridade. Possui tensão de saída regulada de +12VDC e 100 Watts de potência. Possui proteções de saída contra sobretensão, curto-circuito, sobrecorrente e temperatura excessiva. Equipamento de fácil instalação, possuindo ainda chave de liga/desliga e sinalização visual de funcionamento e falha.

Cuidados e segurança

Alta tensão

  • Não manusear o equipamento energizado.
  • Nunca abrir a fonte.

Atenção

  • Tenha certeza de que o produto está conectado a um sistema de aterramento que atenda a todas as regulamentações de instalações elétricas vigentes.
  • Após o período de funcionamento, não toque imediatamente na carcaça, pois a superfície pode estar quente.

Especificações técnicas

Entrada Tensão nominal - 40 VDC ~ - 60 VDC
Máxima variação de tensão - 36 VDC ~ - 72 VDC
Corrente 4 A máximo
Saída Tensão nominal +12 Vdc
Variação de tensão +11,76 Vdc ~ +12,24 Vdc
Corrente 0 A ~ 8 A
Potência 100 Watts
Eficiência > 84% com carga plena
Ripple e ruído 50 mV(p-p) máximo
Proteções Entrada Sobrecorrente – através de fusível
Subtensão – atua com tensão < 32 VDC. Sobretensão – atua > 75 VDC. Retorna ao funcionamento normal assim que reestabelecida a tensão de entrada
Inversão de polaridade.
Saída Curto-circuito: retorna ao funcionamento normal após cessar o curto-circuito
Sobrecarga: atua entre 205% ~ 230% acima da corrente nominal, retornando ao funcionamento normal quando cessada a condição de atuação
Sobretensão: atua entre 115% ~ 140% acima da tensão nominal, retornando ao funcionamento normal quando cessada a condição de atuação
Sobretemperatura Atua a partir de 90 °C, retornando ao funcionamento normal quando cessada a condição de atuação
Contra surtos 25 KV durante 45 microssegundos em modo comum
1 KV durante 10/700 microssegundos em modo diferencial
Sinalização LED verde (OUT) aceso Funcionamento normal
LED vermelho (FAULT) aceso A fonte não está em funcionamento. Possíveis causas: Alguma proteção está ativa ou a fonte está danificada.
LEDs desligados A fonte não está em funcionamento. Possíveis causas: a fonte não está conectada a uma fonte de energia adequadamente ou a fonte está danificada.
Faixa de temperatura de operação -20 ºC ~ +55 ºC Funcionamento estável
Faixa de humidade relativa de operação 10% ~ 95% Sem condensação
Requisitos de segurança Isolamento dielétrico Entre entrada e saída: 1500 VDC @ ≤ 5 mA @ 1 min
Entre entrada e aterramento: 1000 Vac @ ≤ 5 mA @ 1 min
Entre saída e aterramento: 500 Vdc @ ≤ 5 mA @ 1 min
Resistência de Isolamento Entre entrada e saída e entrada e aterramento: ≥ 5 MΩ @ 500 Vdc
Dimensões (L x A x P) 105 x 40 x 182 mm
Peso 504 g

Características

A fonte de alimentação IPS G16 DC foi projetada para uso com a OLT G16 Intelbras, tendo design fino, funções de proteção completas, alta confiabilidade e foi desenvolvida observando todos os requisitos de certificação e segurança.

A entrada de energia possui proteções contra subtensão, sobretensão, inversão de polaridade, curto-circuito e sobrecorrente (através de fusível).

A saída da fonte de alimentação IPS G16 DC apresenta proteções contra sobretensão de saída, sobrecorrente de saída, curto-circuito de saída e sobretemperatura.

Produto

Neste capítulo são apresentadas algumas ilustrações da fonte de alimentação IPS G16 DC, juntamente com alguns pontos importantes que devem ser observados durante a instalação do produto para garantir o seu correto funcionamento.

Vista em ângulo da fonte IPS G16 DC.

① - Parafuso para fixação na OLT G16

② - Alça para remoção da fonte

③ - Terminais de alimentação e aterramento

④ - Chave ON/OFF

⑤ - Aberturas para circulação de ar e refrigeração da fonte de alimentação

Vista Lateral com destaque para as aberturas para circulação de ar.

Vista traseira com destaque para as aberturas para circulação de ar.

As vistas, lateral e traseira, destacam as aberturas para circulação de ar da fonte IPS G16 DC, essas aberturas nunca devem ser obstruídas, pois são utilizadas para a refrigeração forçada dos componentes eletrônicos do circuito da fonte.

Vista frontal com identificação de componentes

LED verde OUT – quando aceso indica que a fonte de alimentação está em operação
LED vermelho FAULT – quando acesso indica alguma falha na fonte de alimentação
Borne com terminais para energização e conexão ao sistema de aterramento da fonte de alimentação
Identificação individual dos terminais
Sinalização dos limites de tensão de alimentação e estimativa de corrente
Chave ON/OFF
Sinalização de função da posição da chave
Parafusos para fixação da fonte de alimentação na OLT G16 Intelbras

Instalação

A instalação ou substituição da fonte de alimentação IPS G16 DC deve ser executada por um profissional técnico especializado. Para a instalação ou substituição siga as seguintes instruções:

  1. Posicione a OLT G16 em uma superfície com tamanho adequado, firme e limpa.
  2. Escolha em qual slot, 1 ou 2, será feita a instalação, a fonte IPS G16 DC pode ser instalada em qualquer um dos dois slots disponíveis na OLT G16.

  1. Solte os dois parafusos que prendem a tampa do slot escolhido, girando-os no sentido anti-horário.

  1. Posicione a fonte IPS G16 DC como mostra a Figura abaixo e encaixe-a na OLT G16. Empurre a fonte até que suas abas fiquem niveladas com a OLT G16.

Observação: A fonte deve estar com a posição ON da chave para cima, caso contrário a fonte irá encaixar, mas não irá alimentar a OLT G16.

  1. Rosqueie os dois parafusos da fonte, girando-os no sentido horário, para garantir que a fonte fique presa a OLT G16.

  1. Faça as conexões de alimentação e ligue a fonte, passando a chave para a posição ON.

  1. Tudo pronto! Aguarde a OLT G16 ligar completamente para poder configurá-la e utilizá-la.

Sistema de aterramento

Deve-se, obrigatoriamente, prover um sistema de aterramento adequado antes de alimentar a fonte IPS G16 DC

Um sistema de aterramento adequado reduz o efeito de surtos na linha e limita as tensões e interferência de RF que podem afetar a comunicação entre dispositivos de rede.

Toda e qualquer manutenção ou modificação no sistema elétrico ou de aterramento deve ser executada por profissional técnico qualificado. As normas de instalações elétricas vigentes devem sempre ser seguidas. A NBR 5410 fornece informações detalhadas acerca desses pontos e em caso de dúvidas deve ser consultada.

A fonte IPS G16 DC possui um terminal de conexão específico para a conexão com o sistema de aterramento, mostrado na Figura abaixo.

Vista frontal da fonte de alimentação IPS G16 DC com destaque para o terminal de conexão ao sistema de aterramento

Observação: Essa conexão não elimina a necessidade de aterramento da OLT G16.

Termo de garantia

Fica expresso que esta garantia contratual é conferida mediante as seguintes condições:

Nome do cliente:

Assinatura do cliente:

Nº da nota fiscal:

Data da compra:

Modelo:

Nº de série:

Revendedor:

Fica expresso que esta garantia contratual é conferida mediante as seguintes condições:

1. Todas as partes, peças e componentes do produto são garantidos contra eventuais vícios de fabricação, que por- ventura venham a apresentar, pelo prazo de 1 (um) ano, sendo este prazo de 3 (três) meses de garantia legal mais 9 (nove) meses de garantia contratual –, contado a partir da data da compra do produto pelo Senhor Consumidor, conforme consta na nota fiscal de compra do produto, que é parte integrante deste Termo em todo o território nacional. Esta garantia contratual compreende a troca expressa de produtos que apresentarem vício de fabricação. Caso não seja constatado vício de fabricação, e sim vício(s) proveniente(s) de uso inadequado, o Senhor Consumidor arcará com essas despesas.

2. A instalação do produto deve ser feita de acordo com o Manual do Produto e/ou Guia de Instalação. Caso seu produ- to necessite a instalação e configuração por um técnico capacitado, procure um profissional idôneo e especializado, sendo que os custos desses serviços não estão inclusos no valor do produto.

3. Constatado o vício, o Senhor Consumidor deverá imediatamente comunicar-se com o Serviço Autorizado mais próxi- mo que conste na relação oferecida pelo fabricante – somente estes estão autorizados a examinar e sanar o defeito durante o prazo de garantia aqui previsto. Se isso não for respeitado, esta garantia perderá sua validade, pois estará caracterizada a violação do produto.

4. Na eventualidade de o Senhor Consumidor solicitar atendimento domiciliar, deverá encaminhar-se ao Serviço Au- torizado mais próximo para consulta da taxa de visita técnica. Caso seja constatada a necessidade da retirada do produto, as despesas decorrentes, como as de transporte e segurança de ida e volta do produto, ficam sob a responsabilidade do Senhor Consumidoro.

5. A garantia perderá totalmente sua validade na ocorrência de quaisquer das hipóteses a seguir: a) se o vício não for de fabricação, mas sim causado pelo Senhor Consumidor ou por terceiros estranhos ao fabricante; b) se os danos ao produto forem oriundos de acidentes, sinistros, agentes da natureza (raios, inundações, desabamentos, etc.), umidade, tensão na rede elétrica (sobretensão provocada por acidentes ou flutuações excessivas na rede), instalação/uso em desacordo com o manual do usuário ou decorrentes do desgaste natural das partes, peças e componentes; c) se o produto tiver sofrido influência de natureza química, eletromagnética, elétrica ou animal (insetos, etc.); d) se o NÚMERO de série do produto tiver sido adulterado ou rasurado; e) se o aparelho tiver sido violado.

6. Esta garantia não cobre perda de dados, portanto, recomenda-se, se for o caso do produto, que o Consumidor faça uma cópia de segurança regularmente dos dados que constam no produto

7. A Intelbras não se responsabiliza pela instalação deste produto, e também por eventuais tentativas de fraudes e/ou sabota- gens em seus produtos. Mantenha as atualizações do software e aplicativos utilizados em dia, se for o caso, assim como as proteções de rede necessárias para proteção contra invasões (hackers). O equipamento é garantido contra vícios dentro das suas condições normais de uso, sendo importante que se tenha ciência de que, por ser um equipamento eletrônico, não está livre de fraudes e burlas que possam interferir no seu correto funcionamento.

Sendo estas as condições deste Termo de Garantia complementar, a Intelbras S/A se reserva o direito de alterar as caracterís- ticas gerais, técnicas e estéticas de seus produtos sem aviso prévio.

Todas as imagens deste manual são ilustrativas.